A importância do Rio Juqueriquerê para a marina em Caraguatatuba

Encontrar uma marina em Caraguatatuba não é difícil, pois se trata de uma cidade litorânea. Para quem ainda não conhece, Caraguatatuba é uma das cidades do Litoral Norte de São Paulo. Também conhecida como Caraguá, o município concentra um longo trecho do Rio Juqueriquerê, um dos rios mais famosos do Brasil.

O rio é muito importante para a natureza, pois concentra um ecossistema riquíssimo em fauna e flora. Fomenta o ecoturismo na cidade e região, pois recebe a visita de muitos turistas. Além disso, o rio é fundamental na logística das marinas. As marinas da região se instalaram no Rio Juqueriquerê e tiveram a chance de oferecer um serviço diferenciado aos clientes.

marina em Caraguatatuba

Desde a década de 70, as marinas (estacionamentos de barcos), perceberam que o Rio cortava Caraguá e se ligava ao mar de forma logística. O potencial de oferecer um serviço de marina diferenciado abriu as portas para o turismo na cidade. Ao longo dos anos, diversos empresários do setor perceberam a grande oportunidade de negócio neste modelo.


Rio Juqueriquerê

O nome Juqueriquerê significa "planta dorminhoca", palavra de origem no tupi-guarani. O nome é em homenagem a uma planta que nasce às margens do rio e quando tocada ela murcha, como se estivesse dormindo. O rio possui 13 quilômetros de extensão desde sua nascente até desaguar na praia da Flexeiras.

São 13 quilômetros de extensão que passam por dentro de Caraguá, cortando bairros importantes, como Porto Novo, Morro do Algodão e Barranco Alto. Além disso, o rio corta uma ponte em arcos na cidade que possui 40 metros de comprimento por 8 metros de altura, construída na década de 30.


Marina de Caraguatatuba no Juqueriquerê

Desde os anos de 1970, o turismo náutico vem crescendo na região e se tornou um grande atrativo para marina em Caraguatatuba. Somente nas margens do Rio Juqueriquerê podem ser encontradas cerca de 10 marinas instaladas. Além das marinas, também há dois hotéis às margens do rio com capacidade para muitos visitantes na alta temporada.

Dentre as marinas que podem ser visitadas, existe uma em especial que se destaca pelo seu compromisso com o rio e sua preservação. Estamos falando da Marina Imperial, que ao longo de muitos anos se preocupou em oferecer um turismo náutico de qualidade sem prejudicar a natureza ao redor.


Marina Imperial Caraguatatuba Juqueriquerê

Assim como para as demais garagens náuticas distribuídas às margens do rio, a Marina Imperial também se instalou no rio para oferecer um serviço diferenciado. Além de pensar em uma logística propícia ao turismo náutico da cidade, a marina Caraguatatuba SP observou que essa é uma ótima oportunidade do turista se conectar com a natureza.

O Juqueriquerê é riquíssimo em biodiversidade. O rio concentra vegetação e animais importantíssimos para a história do município e do Brasil. Manter essa natureza preservada é um dos compromissos assumidos pela Marina Imperial. Desta forma, a marina em Caraguatatuba se mantém em harmonia com as diretrizes da SMAAP (Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca) da Prefeitura de Caraguá e de outros órgãos competentes.

Queremos te ouvir! Deixe a sua mensagem:

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato