Toda consultora de estilo precisa ter em mente uma metodologia que irá cativar os seus clientes e que pode se mostrar prática no exercício da sua função. Esse trabalho é baseado em descobrir, entender com quem a cliente gostaria de se comunicar e deixar que um bom look/estilo decida no final o que é o melhor, o que a satisfaz. 

consultora de estilo de imagem
Nenhum conhecimento nessa vida é em vão, seja no mercado de trabalho ou não. Por isso é preciso ter uma escuta ativa, aceitando as opiniões e sugestões dadas por clientes, que também vão ajudar no fortalecimento do seu trabalho.

Aprenda neste artigo pelo menos 5 serviços que são oferecidos por uma consultora de estilo e imagem e o porquê de essa ser uma profissão que cresce tanto aliada a Internet. Uma boa leitura!

Acompanhamento de compras

Uma consultoria de estilo e imagem auxilia os seus clientes tanto na escolha de roupas como também em acessórios. Esse processo também é conhecido como “autoconhecimento”, que transforma o desejo do cliente em imagem (algo em seu corpo), como também de ter aquele bem material.

Fazer um acompanhamento de compras não é fácil, pois pode se tornar um tremendo quebra-cabeças quando este não for bem executado ou estudado com antecedência. Basicamente o cliente irá recortando o quebra-cabeças e te mandando peça por peça, precisando que você encontre a roupa para a montagem de um look ideal.

É indispensável que para um acompanhante de compras possa atuar, ter um conhecimento mínimo para médio (ideal), de tecidos, caimentos, estampas, cores, coordenação de roupas, acessórios e marcas que estão de acordo com a prioridade de cada cliente. Cada pessoa pode ter o gosto de um estilo diferente e é nisso que você precisa trabalhar, independentemente de o seu gosto principal ser diferente ao de algum cliente.

Converse com o seu cliente antes de começar o acompanhamento, afinal assim será mais fácil para saber detalhes da sua alma, essência, personalidade, valores e no que ele acredita. Assim como em qualquer outra prestação de serviço, aqui você é pago e deverá retornar para o seu contratante ao menos um resultado positivo, além de toda a atenção em momentos no qual ele te requisitar para compras.

Closet Detox

consultora de estilo de imagem 2
A consultoria de estilo e imagem aplicada para detox de guarda-roupas é muito seguida principalmente pelas mulheres. Elas são aconselhadas a se vestirem bem todos os dias, mantendo a autoestima lá no alto, as fazendo seguras, confiantes e gratas com a sua imagem.

Nesse processo, caberá a consultar analisar o tipo físico de sua cliente e os estilos pessoais, para então ter certeza do que irá escolher para o detox do guarda-roupa.

Esse processo costuma ser demorado, porém ao mesmo tempo é um dos apresenta melhores resultados. A cliente irá te chamar até a sua casa, onde será preciso analisar cada peça do armário. Uma por uma, em um processo médio que pode levar até 4 horas.

O mais indicado nesse processo é separar as peças em até 5 grupos:

  • Roupas para doação;
  • Roupas para serem descartadas;
  • Roupas para conserto;
  • Que devem ser mantidas fora de seu alcance;
  • Por fim, as roupas que irão continuar em seu armário;

Quando você estiver começando esse processo de escolha ou descarte, já terá em mente qual o tipo físico de seu cliente, estilos da mulher e o tempo em que as roupas já estão naquele guarda-roupas.

Depois desse coloca e tira e já com o guarda-roupa organizado, com tudo decidido é hora de partir para a montagem de looks, mas que iremos deixar para falar no próximo tópico.

Montagem de looks

A maioria das pessoas possuem uma grande de quantidade de roupas, porém se sentem inseguras para montarem o seu look, com medo de não terem uma aprovação de si. É nesse contexto que se encaixa o trabalho de uma consultora de estilo e imagem, justamente para retirar essa incerteza que toma conta de muitas pessoas.

Esse serviço busca definir um guarda-roupa ideal, fazendo com que você encontre as peças corretas para cada ocasião! A consultora irá te mostrar como pode ter muito mais roupas e acessórios a sua disposição, bastando apenas que sejam as feitas combinações necessárias para cada ocasião, como por exemplo o look ideal para trabalho, para jantar, para festa e por aí vai.

As combinações também podem surgir através das cores, proporções e texturas, lhe dando muito mais opções de looks. O resultado é conseguir a satisfação do cliente e lhe garantindo segurança, independente da ocasião, pois todos os looks poderão ser montados para atender as suas necessidades.

Personal Shopper

consultora de estilo de imagem 3
A função de um personal shopper é vista como essencial no mundo da moda. Ele está disponível para te ajudar a montar os looks, desde os mais básicos até os mais detalhados, principalmente para as pessoas que são muito atarefadas e que não tem tempo.

No momento em que a personal shopper é contratada por uma pessoa, tem de encontrar um estilo que combine com o seu cliente, um ou mais, não existe uma regra única. O tipo físico deverá ser avaliado, além do orçamento para definir as novas roupas para a composição do detox.

A função de um personal shopper exige muito estudo e preparo, não se trata apenas de preparar alguém que frequenta shoppings e boulevards comerciais, nem mesmo de alguém que só está em locais de grife. É preciso ser capacitado para pensar em montar o cliente em qualquer situação e local que ele esteja.

Estratégia de imagem

Sair bem na foto é essencial nos dias atuais, para a conquista de clientes, affairs, novas amizades e também para a sua autoestima. Essa talvez seja a função mais importante de uma consultora de estilo, pois estamos em uma época em que tudo passa nas redes sociais, então uma boa foto ou uma foto ruim, ambas não passam despercebidas.

Uma boa imagem irá fazer com que o seu consumidor (cliente) pare o que estava fazendo no site e olhe para reparar você. Esse tipo de trabalho começou no Facebook, partiu para o Instagram e hoje também é visto no Pinterest.

 

 

Post a Comment

Queremos te ouvir! Deixe a sua mensagem:

Postagem Anterior Próxima Postagem