5 Dicas para se vestir em uma entrevista de trabalho

Vestir-se bem em uma entrevista de emprego é requisito fundamental para conseguir a tão sonhada vaga de emprego. A forma como você se apresenta será muito importante, e às vezes muito melhor do que a sua experiência profissional ou um currículo bem elaborado.

Dicas para se vestir em uma entrevista de trabalho

Você conhece aquela frase famosa: é a primeira impressão a que fica? Portanto, isso será determinante no primeiro contato entre o recrutador e com o candidato ao emprego. A aparência vai lhe ajudar a contribuir fortemente para a construção de uma relação imediata e de confiança com o entrevistador, sem prejudicar o seu desempenho na disputa pelo cargo.

Se você deseja aprender sobre qual é a melhor forma adequada de se vestir, continue neste artigo, e veja as dicas que vão fazer a total diferença na sua apresentação.

Além dessas dicas, indicamos que você faça Cursos Online da área que você pretende se candidatar, pois um curso vai agregar total valor para a sua carreira profissional.

Então, pegue caneta e papel, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?


Como escolher a roupa adequada?

O mercado de trabalho tem mudado gradativamente nos últimos anos. E a competitividade, e as reestruturações das empresas são alguns dos fatores que vão influenciar na forma de recrutar novos funcionários.

Os recrutadores desejam candidatos que se apresentam com perfil que seja condizente com o tipo de vaga que desejam ocupar. Porém, as buscas fogem um pouco dos padrões. Como, por exemplo, uso de terno e gravata, deixou de ser uma exigência.

O mais importante atualmente, é conhecer todas as pessoas que trabalham e ver como elas se apresentam profissionais. Veja a seguir cinco dicas que vão fazer a total diferença na sua apresentação profissional:


1° Dica: Jamais desvie o foco da entrevista

A entrevista de emprego será o momento que o entrevistador verá quais são as suas habilidades e as suas competências. Portanto, você somente será lembrado por aquilo que você sabe fazer, pelo que você desempenha na empresa, e não somente pela sua aparência. “

Portanto, evite uma exposição forte, com alguns itens que desviem a atenção do entrevistador sobre aquilo que você se qualifica. As roupas com cores fortes, decotes, comprimentos muito estranhos ou muito informais podem fazer com que o recrutador perca o foco em você. Também é muito importante prestar atenção sobre o uso de bijuterias, acessórios e sobre maquiagem em excesso.

O que é recomendado:

  • Roupas com cores suaves ou neutras;
  • Roupas com modelagens clássicas, como, por exemplo: terno, blazer, tailleur, camisa e calça social;
  • Sapatos de cor escura;
  • Sapatos sem salto ou com salto médio;
  • Maquiagem leve.

O que pode causar má impressão:

  • Cores fortes
  • Estampas marcantes
  • Decotes
  • Bijuterias, jóias e acessórios em excesso
  • Roupas muito curtas
  • Sapatos muito altos
  • Maquiagem forte

Se você ainda não sabe se vestir bem, indicamos que você faça Cursos Online da área de moda, e assim aprenda sobre as melhores combinações.


2° Dica: Perfil

O melhor caminho para saber se vestir de forma adequada é conhecer muito bem o que os profissionais da empresa que você deseja trabalhar se vestem, especialmente os que atuam na função que você está buscando. É muito comum encontrar nas empresas diferentes estilos. Algumas empresas são formais e outras são mais descoladas.

Dependerá da natureza do negócio, do estilo de gestão, do perfil de seus dirigentes. Se você deseja ocupar uma vaga em um setor onde todos usam jeans, então vá para a entrevista usando jeans.

Estilo formal:

  • Terno com gravata ou blazer;
  • Camisa e calça social;
  • Blusa com saia de comprimento médio;
  • Vestidos com comprimento médio;

Estilo descolado:

  • Calça jeans ou se sarja;
  • Camisa social ou polo;
  • Blusas de cores e estampas lisas;
  • Vestidos de comprimento médio.

3° Dica atue como um vendedor da sua imagem

Podemos destacar que os candidatos devem sempre compreender que eles são vendedores de si mesmos. Durante a entrevista, será o momento de mostrar o seu valor. Escolha sempre uma roupa que lhe dê segurança no momento que você for se apresentar, roupas que combinem com a sua personalidade.

Sua imagem será tudo sobre quem você é e como você se relaciona com o mundo. As roupas serão as ferramentas de comunicação.


4° Dica: Jamais se esqueça do básico

Nunca é demais reforçar que o corte de cabelo, o comprimento da barba, das unhas, o estado das suas roupas e sapatos são fundamentais para uma boa apresentação. Não adianta apresentar-se super bem as suas habilidades se a sua camisa estiver manchada e se o botão que fecha a gola da blusa estiver descosturado. Pois, o olho do recrutador sempre será atraído para este ponto, que irá funcionar como um ímã para aquele lado que você não quer mostrar.

Os cuidados de higiene pessoal também mostram os traços de sua personalidade. Se você não cuida bem da sua aparência e do estilo das suas roupas, como passará uma imagem de responsabilidade para a empresa?


5° Dica: O astral

Além de se vestir bem e cuidar de si mesmo, é chegada a hora de dedicar um tempo para aumentar o seu astral.

A aparência de um profissional que seja competente e bem sucedido passará também muito entusiasmo para o entrevistador, e assim ele perceberá que a sua energia será muito importante para a empresa.

A roupa adequada para a entrevista vai funcionar ainda melhor se você se posicionar de forma positiva e segura, com bastante confiança de que você está mostrando assim que você é o candidato perfeito para a vaga.

Depois de ler sobre as 5 dicas para se vestir em uma entrevista de trabalho, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Aproveite e confira também o post com a apostila com mais de 60 croquis de moda para baixar grátis. Um PDF incrível com desenhos de moda para ajudar profissionais da confecção com desenhos prontos.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Queremos te ouvir! Deixe a sua mensagem:

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato