Já pensou em olhar para uma pessoa que você não conhece e descobrir o caráter dela apenas observando o formato do seu corpo? Sim, isso é possível graças aos estudos do psicanalista austríaco Wilhelm Reich que classificou o formato do corpo em 5 biotipos: Esquizoide, Oral, Masoquista, Rígido, e Psicopata

os 5 formatos de corpo esquizoide oral masoquista rigido e psicopata representados em desenho

Essa série de biotipos representam um formato específico de corpo que estão ligados a traços do caráter. Hoje você vai descobrir como identificar o caráter de uma pessoa apenas observando o seu corpo e jeito de se comportar.

Os 5 formatos de corpo Esquizoide, Oral, Masoquista, Rígido e Psicopata tem relação com traumas de infância

Muitos estudos na área da psicologia e psicanálise mostram que a infância é uma fase decisiva na vida das pessoas. É nesse período que é definida a personalidade que vai se manifestar na vida adulta.

Muitos adultos, após iniciar tratamento psicológico, descobrem que seus traumas e medos advêm de episódios vividos na infância e com relação ao formato do corpo é a mesma coisa.

Os estudos do psicanalista Wilhelm Reich, identificou os 5 principais traumas emocionais que modelam o formato do corpo para a vida adulta, são elas:

  • A rejeição;
  • O abandono;
  • A manipulação;
  • A humilhação;
  • E a traição/troca.

A teoria dos traços de caracteres de Wilhelm Reich

Os estudos do psicanalista Wilhelm Reich são bem complexos e tentaremos resumir para uma melhor compreensão.

Wilhelm explica que a criança tem medo da punição dos pais e isso faz com que elas reprimam suas vontades pessoais e essa “repressão dos instintos” geram traumas que se manifestam pelo formato corporal.

Para Wilhelm, o acumulo de repressões do instinto gera uma espécie de nó ou couraça que além de enrijecer os músculos aprisionam as emoções. Entretanto esses “nós” podem ser desfeitos mediante o reconhecimento e a liberação deles.  

No próximo tópico vamos dar exemplos para melhor a compreensão.

O caráter de acordo com os 5 formatos de corpo Esquizoide, Oral, Masoquista, Rígido e Psicopata

Os traços do caráter, tem origem em diferentes feridas emocionais vividas na infância, vamos analisar os 5 tipos de corpo provenientes dos traumas vividos.

Formato de corpo Esquizoide

Trauma: Rejeição. Nesse caso o trauma vem desde a fase de gestação quando a mãe não deseja ter a criança.

Físico: Fisicamente são pessoas de corpo magro, longilíneas, desengonçadas e de cabeça grande. Isso porque sua energia está concentrada no topo, na cabeça.

Caráter: Pessoas com o corpo tipo Esquizoide além de possuir uma estrutura física pequena são emocionalmente racionais e tem a imaginação criativa. Geralmente são tímidas ou silenciosas e gostam de se relacionar com pessoas inteligentes, que tenham um nível lógico de comunicação.

formato do corpo esquizoide representado em ilustracao

Formato de corpo Oral

Trauma: Abandono. Nos primeiros meses de nascimento a criança não teve suas necessidades físicas e emocionais supridas o suficiente.

Físico: A pessoa com tipo de corpo Oral, tem uma estrutura mais arredonda, são gordinhas e passam a imagem de sensível.   

Caráter: A sua personalidade é de uma pessoa abandonada e com vazio interior que em muitos casos é preenchido com comida. A pessoa de corpo Oral é emotiva e gosta de receber atenção, fala bastante e exige a demonstração de sentimento daqueles que convivem junto.

formato do corpo oral representado em ilustracao

Formato de corpo Masoquista

Trauma: Humilhação. Esse caso tem relação com o momento de defecação. A reclamação dos pais sobre o xixi e coco fazem a bebê se sentir humilhado.

Físico: É caracterizado pelo formato do corpo mais quadrado e parrudo, são aquelas pessoas de “corpo duro” sem jeito para dançar.

Caráter: A pessoa com o tipo de corpo Masoquista é pura empatia, o boa praça que está sempre à disposição para ajudar e se for preciso se colocam à disposição carrega a dor outro. Entretanto, tem dificuldades para expressar seus próprios sentimentos e no dia a dia não podem ajuda, gostam de resolver tudo sozinhos.

formato do corpo masoquista representado em ilustracao

Formato de corpo Rígido

Trauma: Traição. Esse trauma, advêm quando a criança por volta dos 5 / 6 anos começa a reconhecer sua individualidade como homem ou mulher e se sente traído quando a mãe da atenção para o pai ou vice-versa. O menino quer a atenção da mãe só para ele e a menina quer a atenção do pai exclusivo para ela.

Físico: Homens e mulheres com o tipo de corpo Rígido são fortes, tem músculos e curvas definidos e são extremante belos à nível estético.

Caráter: Sua personalidade é exigente, cobram muito de si mesmo e daqueles do mesmo convívio, nunca estão satisfeitos e exigem a perfeição de tudo e de todos. A pessoa com corpo Rígido encara a vida como uma competição e almejam a perfeição em todos os níveis.

formato do corpo rigido representado em ilustracao

Formato de corpo Psicopata

Trauma: Manipulação. Por volta dos 3 anos quando a criança já tem uma noção de individualidade e percebe que só consegue atenção dos pais quando se manifesta pelo choro.

Físico: No geral o corpo Psicopata é triangular com a parte superior mais inflada, ombros largos, quadril estreito e pernas finas. O homem passa a impressão de orgulho e ameaça. Na mulher, as características são de infantilidade e sensualidade. 

Caráter: A personalidade do indivíduo com corpo Psicopata é baseada no lucro pessoal, encaram as relações como uma negociação visando lucrar e ganhar, além de serem atentas, articuladores e manipuladores para benefício próprio.

formato do corpo psicopata representado em ilustracao

Conclusão

Os 5 traços de caráter que listamos são explicadas como armaduras corporais advindas de traumas emocionais e a responsabilidade não pode ser jogada inteira para os pais, certamente, quando crianças os pais também passaram por esse tipo de situação e cabe a cada indivíduo o trabalho de melhorar como ser humano.

Post a Comment

Queremos te ouvir! Deixe a sua mensagem:

Postagem Anterior Próxima Postagem