O formato do corpo revela o caráter individual das pessoas

Já pensou em olhar para uma pessoa que você não conhece e descobrir o caráter dela apenas observando o formato do seu corpo? Sim, isso é possível graças aos estudos do psicanalista austríaco Wilhelm Reich que classificou o formato do corpo em 5 biotipos: Esquizoide, Oral, Masoquista, Rígido, e Psicopata.

os 5 formatos de corpo esquizoide oral masoquista rigido e psicopata representados em desenho

Essa série de biotipos representam um formato específico de corpo que estão ligados a traços do caráter. Hoje você vai descobrir como identificar o caráter de uma pessoa apenas observando o seu corpo e jeito de se comportar.


Os 5 formatos de corpo Esquizoide, Oral, Masoquista, Rígido e Psicopata tem relação com traumas de infância

Muitos estudos na área da psicologia e psicanálise mostram que a infância é uma fase decisiva na vida das pessoas. É nesse período que é definida a personalidade que vai se manifestar na vida adulta.

Muitos adultos, após iniciar tratamento psicológico, descobrem que seus traumas e medos advêm de episódios vividos na infância e com relação ao formato do corpo é a mesma coisa.

Os estudos do psicanalista Wilhelm Reich, identificou os 5 principais traumas emocionais que modelam o formato do corpo para a vida adulta, são elas:

  • A rejeição;
  • O abandono;
  • A manipulação;
  • A humilhação;
  • E a traição/troca.

A teoria dos traços de caracteres de Wilhelm Reich

Os estudos do psicanalista Wilhelm Reich são bem complexos e tentaremos resumir para uma melhor compreensão.

Wilhelm explica que a criança tem medo da punição dos pais e isso faz com que elas reprimam suas vontades pessoais e essa “repressão dos instintos” geram traumas que se manifestam pelo formato corporal.

Para Wilhelm, o acumulo de repressões do instinto gera uma espécie de nó ou couraça que além de enrijecer os músculos aprisionam as emoções. Entretanto esses “nós” podem ser desfeitos mediante o reconhecimento e a liberação deles.

No próximo tópico vamos dar exemplos para melhor a compreensão.


O caráter de acordo com os 5 formatos de corpo Esquizoide, Oral,Masoquista, Rígido e Psicopata

Os traços do caráter, tem origem em diferentes feridas emocionais vividas na infância, vamos analisar os 5 tipos de corpo provenientes dos traumas vividos.


Formato de corpo Esquizoide

Trauma: Rejeição. Nesse caso o trauma vem desde a fase de gestação quando a mãe não deseja ter a criança.

Físico: Fisicamente são pessoas de corpo magro, longilíneas, desengonçadas e de cabeça grande. Isso porque sua energia está concentrada no topo, na cabeça.

Caráter: Pessoas com o corpo tipo Esquizoide além de possuir uma estrutura física pequena são emocionalmente racionais e tem a imaginação criativa. Geralmente são tímidas ou silenciosas e gostam de se relacionar com pessoas inteligentes, que tenham um nível lógico de comunicação.

formato do corpo esquizoide representado em ilustracao


Formato de corpo Oral

Trauma: Abandono. Nos primeiros meses de nascimento a criança não teve suas necessidades físicas e emocionais supridas o suficiente.

Físico: A pessoa com tipo de corpo Oral, tem uma estrutura mais arredonda, são gordinhas e passam a imagem de sensível.

Caráter: A sua personalidade é de uma pessoa abandonada e com vazio interior que em muitos casos é preenchido com comida. A pessoa de corpo Oral é emotiva e gosta de receber atenção, fala bastante e exige a demonstração de sentimento daqueles que convivem junto.

formato do corpo oral representado em ilustracao


Formato de corpo Masoquista

Trauma: Humilhação. Esse caso tem relação com o momento de defecação. A reclamação dos pais sobre o xixi e coco fazem a bebê se sentir humilhado.

Físico: É caracterizado pelo formato do corpo mais quadrado e parrudo, são aquelas pessoas de “corpo duro” sem jeito para dançar.

Caráter: A pessoa com o tipo de corpo Masoquista é pura empatia, calorosos, o boa praça que está sempre à disposição para ajudar e se for preciso se colocam à disposição carrega a dor outro. Entretanto, tem dificuldades para expressar seus próprios sentimentos e no dia a dia não pedem ajuda, gostam de resolver tudo sozinhos.

formato do corpo masoquista representado em ilustracao


Formato de corpo Rígido

Trauma: Traição. Esse trauma, advêm quando a criança por volta dos 5 / 6 anos começa a reconhecer sua individualidade como homem ou mulher e se sente traído quando a mãe da atenção para o pai ou vice-versa. O menino quer a atenção da mãe só para ele e a menina quer a atenção do pai exclusivo para ela.

Físico: Homens e mulheres com o tipo de corpo Rígido são fortes, tem músculos e curvas definidas e são extremamente belos à nível estético.

Caráter: Sua personalidade é exigente, cobram muito de si mesmo e daqueles do mesmo convívio, nunca estão satisfeitos e exigem a perfeição de tudo e de todos. A pessoa com corpo Rígido encara a vida como uma competição e almejam a perfeição em todos os níveis.

formato do corpo rigido representado em ilustracao


Formato de corpo Psicopata

Trauma: Manipulação. Por volta dos 3 anos quando a criança já tem uma noção de individualidade e percebe que só consegue atenção dos pais quando se manifesta pelo choro.

Físico: No geral o corpo Psicopata é triangular com a parte superior mais inflada, ombros largos, quadril estreito e pernas finas. O homem passa a impressão de orgulho e ameaça. Na mulher, as características são de infantilidade e sensualidade. 

Caráter: A personalidade do indivíduo com corpo Psicopata é baseada no lucro pessoal, encaram as relações como uma negociação visando lucrar e ganhar, além de serem atentas, articuladores e manipuladores para benefício próprio.

formato do corpo psicopata representado em ilustracao


Conclusão

Os 5 traços de caráter que listamos são explicadas como armaduras corporais advindas de traumas emocionais e a responsabilidade não pode ser jogada inteira para os pais, certamente, quando crianças os pais também passaram por esse tipo de situação e cabe a cada indivíduo o trabalho de melhorar como ser humano.

5 Comentários

Queremos te ouvir! Deixe a sua mensagem:

  1. Como calcular a porcentagem de cada traço em uma pessoa!?

    ResponderExcluir
  2. ta com uma cara de pseudociencia

    ResponderExcluir
  3. Anônimo02 maio

    concordo

    ResponderExcluir
  4. Anônimo09 agosto

    Que besteira. Será que alguém leva isso a sério?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo31 agosto

      Não é besteira. Isso é uma Teoria. Não é um achismo. São anos de pesquisa com esses tipos de pessoas. Nosso corpo fala de acordo como reagimos aos estímulos musculares. Se uma pessoa for carrancuda, séria, logo ela irá reagir, sentar, se expressar de forma bruta e terá a cara de enfezado, logo, os músculo do seu rosto e corpo irão se moldar àquele estímulo.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato