4 Dicas para usar roupas clássicas com estilo

Apostar na mistura de texturas, cores e peças é o começo para transformar um visual sério em algo descontraído e com atitude.

Roupas clássicas

Equilibrar sofisticação e descontração é uma das grandes tendências da moda contemporânea. Com peças clássicas também é possível montar um look informal e despojado para o dia a dia.

Para isso, basta saber usar alguns truques, acessórios e complementos. No mundo da moda, existem diversas ideias que cumprem o objetivo de oferecer visuais elegantes, confortáveis e estilosos ao mesmo tempo.

Uma peça é considerada clássica quando, basicamente, não sai de moda: é atemporal. Um exemplo é o vestido tubinho preto, um ícone da moda feminina, criado pelo estilista Yves Saint-Laurent na década de 1960.

Já a peça informal é aquela descontraída, sem sofisticação e que pode ser usada a qualquer hora, como a camiseta branca.

Segundo a consultora de imagem e estilo Luísa Lisboa, a combinação entre o sofisticado e o básico é o que se chama de hi-lo – expressão de moda que significa alto e baixo. A composição nesse sentido pode envolver tanto a junção de peças caras e baratas, como também texturas que remetem a intenções antagônicas, como o couro e a seda.

A técnica do hi-lo é muito usada para tornar despojados looks formados por roupas de alfaiataria, como calças sociais e slip, blazers, tailleur e conjuntos de saias e blusas. Misturar peças como uma calça de alfaiataria com tênis e blusa colorida é uma maneira de brincar com o visual e deixar transparecer um ar descontraído.


Como tornar um look clássico mais descontraído

A principal dica para transformar looks clássicos em despojados, segundo a especialista Luísa Lisboa, é usar peças pontuais de estilos diferentes, como combinar uma calça de corte reto com uma t-shirt com “pegada” rock and roll.

A stylist acredita que peças statement – com características diferenciadas, como acessórios, bolsas, sapatos ou óculos de modelos e cores chamativas – ajudam a compor visuais descontraídos, por serem “multiplicadores de looks”.

Apostar no conforto, misturar texturas, brincar com o estilo e sobrepor roupas são formas de tornar menos sérias peças consideradas clássicas.


1. Conforto para o look

Combinar tênis com uma saia de alfaiataria é uma forma de priorizar o conforto e causar uma impressão mais contemporânea. O calçado despojado confere informalidade ao visual, assim como garante comodidade no dia a dia.


2. Misture peças e texturas

Misturar texturas e pesos diferentes traz a sensação de quebra na aparência, o que tem a ver com a proposta do estilo casual. Apostar em um blazer com jeans e camiseta, por exemplo, é uma dica simples que traz resultado. Usar saias de cortes mais finos com blusas informais também pode mudar a cara do look.


3. Brinque com o estilo

Improvisar no estilo é uma dica que os estilistas de moda dão para além de só trocar calçados ou materiais de tecidos. Alguns truques são capazes de deixar o look despojado. Dobrar a barra da calça ou fazer nós em blusas são pequenas mudanças que amenizam a seriedade das roupas clássicas.


4. Sobreposição de peças

Quem gosta do aspecto urbano pode investir na sobreposição de peças. Juntar um blazer clássico com moletom despojado é uma forma de conseguir um visual diferente e confortável, fugindo da formalidade. Os suéteres também são opções para sobrepor calças e uma camisa social feminina, especialmente no inverno.

Queremos te ouvir! Deixe a sua mensagem:

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato