Você sabe como conservar seu vestido de noiva? Essa é uma pergunta bastante comum entre as noivas após o grande dia. Isso porque o armazenamento ideal era tarefa apenas do atelier ou da loja onde o vestido foi comprado.

vestido de noiva na loja

Acontece que, depois do casamento, cabe a você levar seu vestido de noiva para casa e mantê-lo seguro e bem cuidado. Isso vale principalmente em caso de mudança ou reforma, quando é preciso guardar móveis, acomodando todos os itens da casa em um mesmo local.

Contudo, há maneiras certas de guardá-lo, e é sobre isso que iremos falar neste artigo. Por isso, continue a leitura e anote todas as dicas que daremos aqui sobre como conservar seu vestido de noiva.

Por que é importante conservar seu vestido de noiva?

vestido de noiva no manequin

A maioria das meninas sonha em caminhar até o altar para se casar com seu príncipe em um vestido de noiva perfeitamente mágico. 

Como você provavelmente sabe, muito tempo e dinheiro foram gastos para encontrar o vestido dos seus sonhos, e é por isso que mantê-lo em perfeita forma antes e depois do casamento é tão importante.

Os vestidos de noiva são um modelo de roupa que exige muita manutenção. Além de ocupar bastante espaço, o processo de limpeza e preparação para armazenamento também é muito mais demorado e complicado do que, digamos, armazenar ternos e camisas sociais.

Para aumentar o desafio, os vestidos de noiva precisam ser limpos e guardados adequadamente o mais rápido possível após o casamento. 

Isso significa que, assim que você voltar da lua de mel, ou até mesmo antes de relaxar e se deleitar com sua felicidade de recém-casado, você deve reservar um tempo para ler essas informações

Por isso, como conservar seu vestido de noiva é uma dúvida cada vez mais comum. Imagine um cenário em que você recebeu seu vestido de noiva antes do casamento limpo e sem defeito algum. Você vai querer manter isso, certo?

Aqui, falamos exatamente o que você precisa fazer para garantir que seu vestido esteja em perfeitas condições depois que você finalmente fez sua grande entrada no corredor em direção ao altar.

Afinal, como conservar seu vestido de noiva?

vestidos de noiva empilhados

Aqui estão algumas dicas simples sobre como uma noiva pode manter seu vestido de noiva bonito antes e depois do grande dia.  Mas existem várias regras de ouro, no entanto, para manter em mente o tempo todo. Vejamos algumas:

Faça a limpeza adequada

É importante manter o vestido de noiva longe de manchas não visíveis e invisíveis. Por isso, não se esqueça das áreas altamente sujas, como a bainha e o decote.

Além disso, a recomendação é válida tanto para quem optar por lavar em casa como quem preferir a ajuda profissional para a limpeza. Atente-se aos detalhes!

Dessa você você irá possibilitar a sua preservação e protegerá o seu vestido ao longo dos anos de amarelecimento e manchas. 

Não se esqueça de verificar as avaliações de noivas reais ao selecionar uma empresa para confiar seu precioso vestido. 

Guarde em um local seguro e seco

A melhor maneira de guardar um vestido é em um local escuro e seco. Se possível, armazene-os em sacos de pano respiráveis, como os que as lojas dão quando pegam o vestido.

Se estiver em um armário, o ideal é usar as alças de cabide para manter tudo em forma. O último cenário que você deseja é que seu corpete seja esticado porque você não utilizou o suporte de tiras de cabideiro.

Não utiliza sacos plásticos

Especialistas reiteram a remoção do plástico que cobre o vestido e a substituição por algo mais fácil de armazenar. Por exemplo, o algodão ou uma bolsa de armazenamento de tecido respirável.

Por isso, definitivamente, não o armazene com plástico. Qualquer umidade que não consiga escapar desse saco plástico pode causar um odor. 

Escondido em um armário sem saco de roupas, é melhor do que armazená-lo a longo prazo em plástico.

Sendo assim, enrole seu vestido em lençóis de algodão branco ou de cor clara ou coloque-o em uma bolsa de roupas de tecido de cor clara. 

Como o plástico geralmente não permite que o tecido 'respire' e pode até embaçar ou amarelar o vestido, tome cuidado ao utilizá-lo. Isso porque os produtos químicos começam a se decompor e os gases são liberados.

Converse com a loja onde comprou o vestido

Por fim, também é possível saber mais dicas sobre como conservar seu vestido de casamento e seguir as instruções fornecidas pela boutique ou pelo salão de noivas local. Esses profissionais lhe dirão o que fazer em cada cenário com seu tipo específico de vestido. 

Quando e como pendurar o vestido de noiva?

vestido de noiva pendurado em um cabide na parede

Não se apresse para pendurar seu vestido de noiva. Você vai querer primeiro considerar o peso do item. não é mesmo? 

Mantenha seu vestido longe de qualquer sujeira, animais de estimação, aquecedores, áreas úmidas ou luz solar direta. 

Além disso, é melhor que ele seja colocado em um local com temperaturas moderadas a frias do que ambientes muito quentes ou úmidas. 

Se você pendurar o vestido, use as pequenas tiras de suporte (geralmente chamadas de alças de espaguete) que são costuradas no interior do vestido.

Dessa forma, você conseguirá tirar a pressão das mangas e impedirá que seu vestido de noiva se estique. 

Se o seu vestido for sem alças, coloque as alças pequenas em vez de usar o cabide tipo braçadeira. Isso garante menor risco de danificá-lo.

Conclusão

Como vimos, é importante saber como conservar seu vestido de noiva, principalmente quando você voltar de sua lua de mel. 

Preservar um vestido é um processo especial que envolve a limpeza profissional e a conservação do vestido depois de ter sido usado em seu casamento e recepção.

Este processo é feito em muitas etapas e inclui, não só a inspeção e limpeza do seu vestido de noiva, como o armazenamento correto.

Ter seu vestido preservado e protegido garantirá que você crie uma lembrança de família, que será apreciada por gerações.

Post a Comment

Queremos te ouvir! Deixe a sua mensagem:

Postagem Anterior Próxima Postagem