Antes de mais nada, você deve saber que alguns fatores importantes permeiam a pergunta “qual o melhor sabonete íntimo”. Isso porque o melhor produto deve ter um excelente equilíbrio entre seus componentes.

mulher usando o melhor sabonete íntimo

Por isso, antes de escolher o melhor sabonete para você, fique atento a distribuidora de produtos químicos que a marca que você utiliza.

Isso porque, para escolher o melhor sabonete químico para você, ele deve ter o pH, que é um componente químico, deve estar entre 3 e 5. 

Obedecida esta regra, o sabonete íntimo limpa sem machucar ou agredir a área em que é utilizado. Além disso, se o equilíbrio do pH for o ideal, ele também potencializa as defesas naturais da região e também é capaz de proporcionar sensação de frescor.

Tendo isso em vista, a resposta para a pergunta em questão é: depende. Sobretudo, é importante verificar com um profissional, de preferência um ginecologista, qual é o produto ideal para você.

No entanto, se você quiser se aprofundar mais sobre o tema e  ir em busca com mais propriedade do melhor sabonete íntimo para você, este é o artigo certo para fazê-lo. Boa leitura!

Afinal, o que é um sabonete íntimo 

mulher fazendo espuma com um sabonete íntimo

O sabonete íntimo é um produto utilizado para higiene íntima feminina e também para manter o equilíbrio de sua flora vaginal6

 No entanto, ainda existem diversas discussões que perpassam pela sua real necessidade e também sobre qual é o ideal para cada mulher.

Embora existam inúmeras opções em supermercados, farmácias e lojas em geral, é preciso ter atenção na hora da escolha do produto.

Isso porque a região íntima da mulher é sensível. Para manter a saúde desta região, algumas fórmulas do sabonete são essenciais. 

A justificativa para uma maior atenção na hora da escolha do produto, principalmente se for fazê-lo sem orientação médica, se dá em razão de possíveis problemas que podem ser ocasionados em seu uso sem direcionamento.

Sobretudo, a região íntima da mulher possui organismos que já promovem a proteção da vagina. E, sendo assim, a utilização do sabonete íntimo visa proteger e fortalecer essa área sensível.

Por isso, se o seu uso for mal orientado, a mulher pode acabar com candidíase e vaginoses, que são consequências do uso não indicado do produto.

Por fim, é preciso dizer que, quando recomendado, o sabonete íntimo é essencial para manter as defesas naturais das mulheres.  

O sabonete íntimo é exclusivo para a região genital das mulheres?

mulher tomando banho de banheiro com sabonete íntimo

Antes de darmos sequência ao assunto direcionado ao uso do sabonete íntimo para mulheres, saiba que homens também podem usar o sabonete. 

No entanto, o ideal é obedecer a mesma premissa para que seu uso seja de fato benéfico: procure um médico e pergunte a respeito do tema e veja se este tipo de higiene é recomendada.

É claro que a genital masculina necessita de cuidados especiais, assim como a feminina. No entanto, no que diz respeito ao uso do sabonete íntimo, os homens devem evitá-lo em razão do pH que é feito especificamente para a região íntima feminina.

Sobretudo, enquanto o pH ideal de uma vagina deve se concentrar entre 3 e 5, o pH do homem deve estar compreendido entre 5 e 6.

Por isso, na hora da escolha para o homem, a dica é optar pelo uso do sabonete íntimo masculino, que respeita essas propriedades e são próprios para o gênero.

Qual a recomendação médica sobre o uso de sabonetes íntimos?

moça usando o sabonete íntimo recomendado pelo médico

De antemão, saiba que este é um tema que gera alguma discussão de muitos médicos. No entanto, alguns médicos recomendam o seu uso para casos específicos.

Por isso, é importante supracitar: cada região vaginal é diferente e pode necessitar de cuidados ou equilíbrios de pH diferentes.

Por consequência, a recomendação médica perpassa de forma diferente de caso a caso. Alguns cuidados, no entanto, são comuns.

Entre eles é não fazer o uso diário do sabonete para não eliminar as defesas naturais da região supracitada. No entanto, este não é um conceito que serve para todas as mulheres.

Por fim, o ideal é que se faça uma análise sobre a necessidade de cada corpo e também a periodicidade em que ele deve ser utilizado antes de escolher aleatoriamente.

O que considerar para encontrar o melhor sabonete íntimo

frasco de sabonete íntimo

Quando você for a uma farmácia ou outro local que venda este tipo de produto, lembre-se de levar em conta alguns fatores que já foram supracitados. No entanto, confira estas sete dicas específicas que separamos para auxiliá-la na escolha.

Perfumes mais suaves

Sabonetes íntimos com odores fortes podem acabar gerando algum tipo de alergia local na sua área íntima. Por isso, dê preferência aqueles com perfumes mais suaves.

Opte por sabonetes íntimos líquidos

O sabonete líquido é mais adequado que outros tipos porque apresenta menos risco de irritação na região íntima. Sendo assim, prefira este tipo de produto aos que são vendidos em formato de barra.

Pesquise o PH adequado para você

Sobretudo, aqui entra novamente a necessidade de uma boa orientação médica. Lembre-se que o pH feminino é compreendido entre 3 e 5. Por isso, antes de comprar, consulte o rótulo para ver se este fator é respeitado.

Converse com um ginecologista antes de iniciar o uso

Acima de tudo, é importante dizer que o melhor médico para dar instruções sobre a real necessidade do sabonete íntimo é o médico ginecologista. 

Faça sua avaliação periódica para ter sempre sua flora vaginal saudável e avalie, junto a ele, a necessidade do uso de qual produto utilizar. 

Qual o melhor sabonete íntimo? Os que não possuem álcool em sua composição

A dica, neste caso, é fugir de todo sabonete íntimo que possua álcool em sua composição. Isso porque este componente pode gerar irritações na região íntima.

Como usar o sabonete íntimo

moça ensinando como usar o sabonete íntimo

Neste tópico, pedimos sua total atenção. Isso porque o sabonete deve ser utilizado somente na parte externa da região vaginal para que não seja provocado nenhum tipo de reação indesejada.

Outra dica, que também é corroborada por médicos especialistas, é utilizá-lo somente uma vez ao dia.

Por fim, ao aplicá-lo prefira o uso dos dedos na hora de fazer a limpeza da região. Não use buchas ou esponjas porque elas podem acabar ferindo a região da vagina.

Conclusão

Para saber qual o melhor sabonete íntimo indicado para você, o ideal é que se procure um médico ginecologista.

No entanto, se você quiser fazer a escolha por si só, a dica é obedecer às regras contidas neste artigo. Lembre-se, sobretudo, de verificar os rótulos para checar a composição e o pH do produto.

Por último, se o seu uso apresentar qualquer tipo de irritação faça a interrupção imediatamente e procure ajuda especializada.

Post a Comment

Queremos te ouvir! Deixe a sua mensagem:

Postagem Anterior Próxima Postagem