Saiba porque as roupas dos desfiles de moda são esquisitas

Você já assistiu algum desfile de moda e viu roupas tão esquisitas que pensou “meu Deus quem usaria isso na rua”? Estamos aqui para responder essa pergunta e já vamos adiantar que não, essas roupas diferentes não são para serem usadas na rua.

As roupas dos desfiles de moda são esquisitas

Na verdade, a resposta é simples e complexa.

Simples porque as roupas esquisitas que vemos nos desfiles são obras de arte, todo estilista é um artista e o tecido é a sua matéria prima, então ele apresenta todo o seu potencial criativo mostrando as peças incríveis que ele consegue fazer com tecido. Semelhantes a um quadro no museu, essas roupas são criadas para serem admiradas e não usadas.

A parte complexa está no processo criativo, o estilista precisa ter muito conhecimento para manipular o tecido da forma desejada, outro ponto interessante é que são feitas muitas pesquisas de materiais, coloração, pedraria e até filosofia. Os desfiles de moda são verdadeiros espetáculos que trazem mensagens e cotam histórias através das roupas.


As roupas dos desfiles de moda são obras de arte

Arte não é um sinônimo de beleza, o significado de arte é muito abstrato e vai depender da mensagem que o estilista queria passar com a sua criação. Inclusive, criar roupas que desperte a sensação de esquisito, pode ser sim o objetivo do criador.


O processo de criação das roupas que vemos nas passarelas

O processo criativo de um estilista é individual, da mesma forma como os outros artistas a criação vem da mente, da ideia e cada cabeça funciona do seu jeito particular. Entretanto, a execução da ideia de um estilista segue os mesmos caminhos. Vamos conhece-los:

  • Pesquisa

    Como vimos acima, o estilista Valentino criou um vestido com formato de rosas e muito provavelmente ele fez uma pesquisa para conhecer mais sobre as rosas. É importante saber em qual estação do ano elas aparecem, em quais regiões elas são mais frequentes, as cores, o formato das pétalas, a textura... muitas ideias surgem no momento da pesquisa.

  • Desenho do croqui

    O croqui é uma das formas do estilista mostrar sua ideia para a equipe. Grandes marcas e grifes tem um estilista responsável pela criação e uma grande equipe para confeccionar as roupas. Então, o croqui funciona como a materialização exata de uma ideia.

    Imagine que um grupo de costureiras precisem confeccionar um vestido em formato de abacaxi, muito provavelmente cada uma dessas costureiras vão imaginar um vestido diferente. Agora, se tiver um uma imagem desse vestido, no caso, um desenho, vai ficar muito mais fácil o processo de confecção.


  • Escolha dos tecidos e materiais

    Usamos o exemplo do vestido de abacaxi, mas em um desfile de moda são criadas muitas roupas diferentes e para cada uma dessas peças o estilista pode escolher uma infinidade de tecidos. Nessa etapa é feita uma curadoria onde o estilista escolhe o tecido certo para dar o caimento que ele imaginou na roupa.

    Se houver bordados e detalhes em materiais diferentes é nesse momento que o estilista também irá escolher. As pedrarias, botões, rendas e linhas de bordados.


  • Ficha técnica

    Com o desenho criado e os materiais definidos, é necessário fazer uma ficha técnica para organizar tudo. Nessa ficha, deve conter o croqui e todas as especificações para confecção da roupa, como o nome da peça, por exemplo “saia evazê” “manga tulipa” detalhes técnicos que não são representados no desenho, nome dos tecidos e materiais.

    Cada peça tem a sua própria ficha técnica, com retalhos dos tecidos que serão utilizados e amostras dos botões e acessórios presentes na peça.


  • Modelagem e confecção

    O ultimo passo é a construção da roupa, primeiro é feita a modelagem em papel e depois alfineta os moldes no tecido para enfim cortar e costurar.

    O bordado também acontece no momento da confecção, por se tratar de peças de alta costura tudo é feito a mão, cada lantejoula, cristal ou botão é tudo colocado manualmente com pinças.

    Leia o post que indicamos 5 realities show de moda para conhecer a realidade dos bastidores da indústria fashion.


Se você é uma estudante, profissional de moda ou uma entusiasta desse universo criativo, confira o post com a apostila de croquis para baixar grátis, são mais de 60 bases para desenhos de moda para ajudar nas suas criações.

1 Comentários

Queremos te ouvir! Deixe a sua mensagem:

  1. Anônimo21 junho

    É simplesmente ridículo e parece inclusive perturbador

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato