Conheça as técnicas de alongamento de unhas e nail art

O mercado da beleza é um dos que mais cresce e por isso as tendências e novidade nesse setor surgem a toda momento. Para quem trabalha como manicure é fundamental conhecer as técnicas de alongamento de unha, nail art e reconstrução mais atuais do mercado. Se você é desginer de unha venha se atualizar com a gente.

Técnicas de alongamento de unha e art nail

Esmaltação das unhas em gel

A esmaltação em gel promete conservar as cores das unhas por cerca de três semana, mantendo o brilho e as cores vivas.

O esmalte em gel é um tipo de verniz trabalhado pela manicure, é um produto específico que ajuda na conservação da cor e do brilho do esmalte. É diferente do verniz que compramos nas lojas de cosméticos, pois se trata de um produto profissional.

O esmalte em gel não pode ser aplicado direto na unha natural. O mais aconselhável é fazer um alongamento de unhas em gel, porque cria uma proteção da unha natural, assim o verniz será aplicado na unha extensora e o resultado fica muito melhor.


Alongamento de unhas com fibra de vidro

Popular atualmente, o alongamento com fibra de vidro é o mais resistente entre as técnicas. Sendo uma ótima opção para mulheres que trabalham com as mãos, que precisam digitar no teclado ou manusear objetos porque as unhas de vidro são resistentes e não descolam com facilidade.

Por isso, é importante que a manicure tenha conhecimento para indicar o alongamento com fibra de vidro, de acordo com a rotina da cliente. O procedimento é semelhante aos outros, colocando pequenos filamentos de fibra de vidro, depois cobre com gel e finaliza moldando o formato da unha.


Alongamento de unhas com fibra de seda

O alongamento com fibra de seda é um procedimento mais leve e delicado, é ideal para pessoas com unhas finas ou fracas. Por isso a manicure deve analisar o estado da unha da cliente e indicar a melhor técnica de alongamento.

No procedimento são coladas finas malhas de seda em camadas sobre a unha, criando a extensão para alongar e depois moldar no formato desejado.

A manutenção do alongamento com fibra de seda é mais trabalhosa, pois exige a retirada total da seda. Isso permite que as unhas respirem e o procedimento deve ser repetido a cada 15 dias.


Alongamento de unha em gel

Certamente, o alongamento em gel tem sido o mais popular oferecido nos salões de beleza. A técnica consiste em usar o mesmo material para fazer no todo o procedimento do alongamento. No caso, o gel.

O gel usado no alongamento é caracterizado por ser maleável e fácil de manusear, entretanto quando a unha está finalizada fica bem resistente. O resultado final é uma unha com formato de acordo com o gosto da cliente e aspecto natural. A manutenção é feita em média a cada 15 dias pela manicure especializada.


Alongamento de unha em acrigel

O Alongamento de unhas em acrigel é outra técnica que toda manicure designer de unhas precisa conhecer. O procedimento continua sendo uma tendência nos salões de beleza e estúdios de estética.

A técnica consiste em misturar o gel com pó acrílico que deve ser aplicado com esmalte. Quando seca, o material fica duro e com aspecto natural, podendo ser moldado de acordo com o formado desejado pela cliente.


Alongamento de unha em acrílico

As unhas alongadas com acrílico foi um dos percursores quando falamos em alongar as unhas. É um procedimento antigo e consequentemente bastante conhecido entre os profissionais de beleza. Por isso toda designer de unhas precisa dominar a técnica.

É utilizado um material chamado tips que é colado pela manicura na ponta das unhas da cliente. Após isso, é aplicado o monomer (líquido acrílico) misturado com pó acrílico para fazer o alongamento.

O aspecto da unha em acrílico não fica tão natural, mas é um ótimo custo benefício pois o alongamento é resistente e costuma durar cerca de oito meses.


Alongamento de unhas em porcelana

O alongamento em porcelana é bem parecido com o anterior, utiliza a base do acrílico em líquido chamado monomer e pó. Porém, o resultado final fica com um tom de branco mais claro, por isso é chamado de porcelana. E também não é utilizado tips na técnica, mas sim uma espécie de molde para deixar a unha com aparência o mais natural possível.


Alongamento de unhas em acrilfix / Nova York

Um dos procedimentos mais simples de ser realizado. O alongamento da unha em acrilfix utiliza camadas de cola alternadas com pó acrílico. Depois é colocada a tips para moldar a unha no formado escolhido e finaliza com uma camada de monomer.

A técnica de alongamento de unha em acrifilfix é rápido e também é o que menos agride a unha das mulheres, porque não usa primer na fixação. Entretanto a durabilidade costuma ser menor e o alongamento pode ser todo removido com acetona. Diferente das outras técnicas citadas, onde o alongamento só pode ser retirado pela manicure designer de unhas.


Entenda sobre a manutenção do alongamento

Agora que conhecemos os diferentes métodos de alongamento de unhas mais utilizados entre as designers, não podemos deixar de citar a importância da manutenção. Todo alongamento requer cuidado especial e a manicure precisa ter conhecimento para realiza-lo.

Com tudo, a manutenção varia de acordo com a técnica aplicada, alguns necessitam a remoção total do alongamento enquanto outros só precisam de nivelamento. Por isso é importante entender todos os processos e poder atender a cliente da melhor forma.

Um trabalho bem aplicado será reconhecido e valorizado.


Cuide das cutículas com a cutilagem russa

Quando o assunto é alongamento de unha não podemos esquecer da cutícula. Essa pelezinha que envolve o contorno da unha necessita atenção, pois, fica em uma área bem delicada do dedo e sua remoção requer bastante cuidado para não machucar a cliente.

A cutilagem russa é uma técnica profissional de remoção da cutícula onde não se utiliza o alicate, mas sim a tesoura e broca para remover o excesso de pele. Dessa forma a cutícula demora mais para crescer, porque ela não é retirada por inteiro, apenas o excesso, ficando uma fina camada uniforme que protege a raiz da unha.

Além de evitar as fissuras que o alicate causa na pele, a cutícula tem o papel de proteger a região entre a unha e dedos, por isso não deve ser removida por completo.


Domine as técnicas de nail art

A nail art faz toda diferença no portfólio de uma profissional designer de unha. A maioria das mulheres conseguem fazer o básico em casa, como lixar e pintar as unhas, mas a decoração artística requer o conhecimento que só uma manicure atualizada tem.

Muitas manicures acabam focando mais no alongamento de unhas e esmaltação, por isso a profissional que dominar a nail art terá um diferencial no portfólio e poderá oferecer também a decoração na hora de vender o seu serviço.

Vamos conhecer algumas técnicas de nail art


Bubble Nails

O bubble nails é um hit nos salões, o procedimento imita bolinhas de sabão na unha. Mesmo que a cliente veja tutorias no youtube e tente reproduzir em casa o resultado não ficara bom. O procedimento necessita de esmalte em gel, a dose certa de água e detergente e a secagem na cabine de led.


Baby Boomer

Pelo nome não dá para saber o que é, mas a técnica baby boomer tem inspiração na tradicional francesinha. Ao invés de fazer uma listra na ponta da unha, a técnica consiste em fazer um degradê que começa com a cor sólida na ponta da unha e vai ficando transparente.

O efeito degradê fica lindo e a manicure pode brincar com o nail art colocando brilho, pequenos cristais ou deixando a unha sem brilho no estilo matte.


Unhas encapsuladas

Algumas manicures podem conhecer a técnica de unhas encapsulados como o próprio alongamento da unha. Mas na verdade a técnica está no escopo da nail art porque pode ser aplicada na unha natural.

A sua principal característica consiste em deixar a decoração por dentro da camada de gel, o resultado fica lindo como uma joia, por isso ela pode ser feita junta com o alongamento ou na unha natural. A durabilidade pode chegar facilmente aos 30 dias dependendo do cuidado da cliente e só pode ser removida pela manicure.


Unhas 3D

Certamente você já viu mesmo que por fotos aquelas unhas decoradas com flores que sobressaem por cima da unha, criando um relevo ou textura. É pura arte.

As unhas em 3D, além do conhecimento da técnica requer criatividade da profissional, pode usar esmalte, gel, cristais, pinceis e espátulas para criar formas com relevo na unha. O objetivo é deixar as formas realistas e surpreendente.


Unha filha única

O estilo de unha filha única consiste em ter apenas uma unha com o design diferente das outras. Dessa forma, todas as unhas da mão devem seguir a mesma cor e tamanho, então, a cliente escolhe uma unha para colocar um detalhe, brilho ou pedrinha para diferenciar com delicadeza, o mesmo deve ser feito na outra mão.


A blindagem de unhas faz diferença

Quando a cliente vê o resultado final da esmaltação e da nail art, com certeza ela vai querer manter a beleza das unhas o máximo possível. Todo cuidado é necessário, mas será que existe algum procedimento focado justamente em conservar a nail art? Existe sim!

A blindagem das unhas é uma técnica utilizada pela profisional para conservar o esmalte e a decoração por mais tempo, o tratamento é também conhecido como banho de gel ou verniz. É feito com primer, top coat e esmaltação no final.


Saiba como reconstruir unhas roídas

Precisamos entender que nem todos tem a unha perfeita. Existem diversos fatores que podem danificar a unha e por isso não devemos julgar a cliente e sim acolher e tentar entender seu problema para indicar a melhor solução.

Alguns fatore que podem deteriorar as unhas:

  • Trabalho manual;
  • Problemas hormonais;
  • Produtos de limpeza;
  • Roer as unhas;
  • Alimentação ruim.

Existem problemas que envolvem saúde só o médico poderá resolver, mas uma boa manicure pode atuar com o objetivo de restaurar a autoestima da cliente.

No caso das unhas roídas que pode ser um problema mais comportamental, podemos solucionar com alguns procedimentos bem interessantes.


Unhas de Gel

O procedimento segue o mesmo roteiro no alongamento, preparação da unha, aplicação do gel e secagem na cabine de led. Aqui, o objetivo não é alongar, mas sim recuperar a aparência natural da unha. É ótimo para quando surge um compromisso e as unhas roídas precisam ser restauradas rápido.


Porcelana ou acrílico

Semelhante ao gel, os alongamentos de porcelana ou acrílico criam o aspecto de unhas saudáveis. Com tudo, esses materiais exigem mais conhecimento da manicure, portanto, uma profissional diferenciada tem que investir em tempo e estudo antes de começar a técnica.

Outro detalhe importante é que pode usar tips para ajudar a dar forma nas unhas.


Técnica da ponte

Pessoas com o hábito de roer as unhas geralmente machuca os cantinhos dos dedos, causando imperfeições e, pior, feridas! Pensando nisso, surgiu a técnica da ponte, que é um procedimento de reconstrução que utiliza gel ou acrílico e um molde.

O resultado final é de uma unha com aspecto natural. Além disso, não é possível usar tips, por que não sobre espaço para aplicá-los.


Aprenda como lixar as unhas em diferentes formatos

Existem as clientes tradicionais que usam o mesmo formato por anos. Para a manicure, é até mais fácil, já que não precisa variar tanto. Mas, com as novas tendências, os formatos tem se tornado cada vez mais ousados. Por isso, uma profissional atualizada precisa saber como lixá-los.

Provavelmente, você já está familiarizada com unhas quadradas, ovais, redondas e amendoadas. Então, vamos conhecer dois novos formatos para atualizar o seu portfólio.


Unha bailarina

A unha bailarina tem o formato de uma sapatilha de ponta. Caiu no gosto popular nos últimos 2 anos e continua bombando nos salões.

Para fazer o formado da unha bailarina é preciso ter unhas longas, se forem muito curtas não é possível reproduzir o formato, que é obtido lixando as laterais. Na verdade, se a cliente estiver com as unhas curtas é uma oportunidade de oferecer dois serviços, um combo com alongamento de unhas e a estilização no formato de bailarina.


Unha stiletto

Febre entre as famosas a unha stiletto ganhou força graças as estrelas do pop, que popularizaram o estilo ousado e poderoso dessa unha.

Desde que celebridades como Adele, Beyoncé, Juliana Paes e a Cleo Pires começaram a usar, as unhas stiletto se tornaram hit nos salões. As unhas, que lembram garras, vão se afinando e têm uma ponta bem fina. Stiletto sem ponta fina não é stiletto.

A cliente que escolher a unha stiletto sabe que não vai passar despercebida, ou seja, a intenção dela é ousar! Por isso ofereça um belo alongamento de unhas em gel ou fibra de vidro, lixe para obter o formato stiletto com naturalidade e finalize caprichando na esmaltação.

Com certeza muita gente vai perguntar para a cliente quem foi a profissional que fez a unha poderosa dela, por isso é importante se atualizar para oferecer um serviço de qualidade.

Queremos te ouvir! Deixe a sua mensagem:

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato