Receita de Mini Pizza fácil rápida e muito gostosa

Olá! Com o final de semana se aproximando, é comum sentir vontade de comer algo diferente. Que tal preparar mini pizzas em casa? Veja abaixo os ingredientes necessários:

Mini pizza

Ingredientes

  • 500g de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de fermento químico
  • 4 colheres de sopa de óleo ou azeite
  • 300ml de leite
  • 1 colher de chá de sal
  • Recheio de sua preferência.

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o óleo, o sal e o fermento.
  2. Adicione o leite aos poucos e misture até obter uma mistura homogênea.
  3. Coloque a massa sobre uma superfície limpa e enfarinhada e sove-a até que fique lisa e uniforme.
  4. Cubra-a com um pano e reserve por uma hora.
  5. Separe a massa em duas partes e reserve uma delas.
  6. Abra a outra parte com um rolo até que fique fina.
  7. Com a ajuda de um utensílio redondo, como uma caneca ou um prato pequeno, divida a massa em várias porções menores.
  8. Unte uma assadeira com manteiga e farinha de trigo e disponha as mini pizzas.
  9. Adicione o recheio de sua preferência e asse em forno médio até que estejam douradas. Sirva em seguida!

Curiosidades sobre a origem da pizza

No antigo Egito, já se faziam pães e utilizavam a fermentação e fornos para sua fabricação. Na Itália, a pizza foi aprimorada com a adição do molho de tomate e passou a ter a aparência que conhecemos hoje.


Origem da pizza na Itália

Inicialmente, a pizza era um prato regional, proveniente da zona portuária de Nápoles e consumida principalmente pela classe operária e pelos mais pobres. Ela era feita em discos simples de massa com molho de tomate e ingredientes simples, como queijos e peixes secos, facilmente encontrados. Era vendida em estabelecimentos simples, em bancas e até mesmo por vendedores ambulantes.

A característica marcante da pizza era a praticidade de ser consumida sem talheres, apenas com as mãos, o que a tornava uma opção de comida para ser consumida em movimento. Curiosamente, a pizza demorou mais para se difundir na Itália do que no Brasil, onde se tornou um prato nacional antes mesmo de se popularizar em terras italianas.


A pizza no Brasil

A pizza chegou a São Paulo com a imagem de uma comida mais simples e acessível. No início do século XX, a segunda onda de imigrantes vindos do sul da Itália trouxe consigo o costume de comer pizza.

Ao chegar em São Paulo, esses imigrantes desejavam algo que lhes lembrasse a comida de casa. Assim, a pizza começou a ser vendida por ambulantes e comercializada nas portas das fábricas desde cedo pela manhã.

Inicialmente, a pizza era vista como uma opção de lanche barato e que, ao mesmo tempo, trazia uma lembrança de casa. Somente depois é que passou a ser comercializada em restaurantes e estabelecimentos próprios.

Hoje em dia, ela se tornou um dos pratos queridinhos do brasileiro e ganhou uma data comemorativa! 10 de julho é o dia da pizza!

Queremos te ouvir! Deixe a sua mensagem:

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato