Pão de queijo de liquidificador receita fácil e deliciosa

Tradicional, fofinho, fácil de preparar e amado por todos, o pão de queijo é uma paixão nacional! Com esta receita de pão de queijo de liquidificador, você terá o lanche perfeito para alegrar o seu dia. Aprenda agora mesmo como preparar essa delícia de maneira simples e rápida!

Pão de queijo

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1/2 xícara (chá) de óleo
  • 2 ovos
  • 2 xícaras (chá) de polvilho doce
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • sal a gosto
  • óleo para untar

Modo de preparo

  1. Bata os ingredientes líquidos no liquidificador, com uma pitada de sal, até obter uma mistura homogênea.
  2. Junte na mistura o polvilho, o queijo parmesão ralado e bata mais 2 minutos.
  3. Feito isso, despeje a massa até a metade das forminhas (para empadas) untadas com óleo.
  4. Leve para assar em forno preaquecido a 180º C, por aproximadamente 15 minutos ou até dourar.
  5. Espere esfriar e desinforme para servir. Rende em média 40 porções.

Curiosidades sobre o pão de queijo

A receita do pão de queijo é um tesouro genuinamente mineiro. Embora existam diversas histórias sobre sua origem, ainda não há consenso sobre como ele surgiu. No entanto, há um acordo de que sua primeira aparição ocorreu nas fazendas mineiras, no século 18, como uma alternativa de lanche, devido à escassez de farinha de trigo no estado.

Como a farinha era o ingrediente principal para a produção de alimentos assados, as cozinheiras tiveram que encontrar uma solução alternativa. Naquela época, o polvilho feito de mandioca era amplamente disponível na região. Então, eles misturaram polvilho, leite, ovos, gordura (banha de porco ou manteiga) e pedaços de queijo, criando os primeiros pães de queijo.

O pão de queijo é uma iguaria deliciosa e considerada nutricionalmente equilibrada e saudável, pois contém lipídios, água, sais minerais, carboidratos, proteínas e vitaminas.

E tem mais! Essa delícia não contém glúten, pois é feita com polvilho, uma farinha obtida a partir da goma de tapioca. Como resultado, o pão de queijo pode ser saboreado sem restrições por celíacos e outros intolerantes ao glúten.

Em homenagem a um dos ícones da culinária brasileira, o Dia do Pão de Queijo foi criado e é celebrado em todo o país em 17 de agosto. Isso destaca a importância da receita não apenas para a alimentação diária da população, mas também para preservar esse patrimônio cultural da nossa sociedade.

Queremos te ouvir! Deixe a sua mensagem:

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato